Professora Orientadora: Andreia Ribeiro.
Professor Coorientador: Paulo Henrique.
Integrantes:
Arthur Guilherme.
Caio Giovanni.
Clarisse Guimarães.
Iago Batista.
Maria Clara.
Marinna Monteiro.
Matheus Magalhães. Rafaela Alice.
Introdução
O estudo do clima tem importância fundamental nas mais diversas atividades humanas como: agricultura, lazer, turismo, construções e, em especial, para a defesa civil. No que se refere ao estudo do microclima, o Brasil carece de equipamentos tecnológicos para este fim. A questão problema deste projeto é como criar um dispositivo, de baixo custo, que faça a aferição de informações de microclima e permita o acesso dessas informações em tempo real.
Objetivos
O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma estação meteorológica, de baixo custo, que permita o acesso remoto das informações pela internet.
Os objetivos secundários são:
• Criar um dispositivo em placa de prototipagem eletrônica;
• Compreender o funcionamento dos sensores das placas;
• Realizar o acesso remoto as informações dos sensores;
Metodologia
Este é um projeto de aplicação tecnológica que foi desenvolvido em quatro etapas: pesquisa, construção do projeto, implementação e testes.
Na primeira etapa foi realizada uma investigação bibliográfica com o intuito de identificar projetos similares já existentes na literatura. A proposta era conseguir um projeto de estação que permitisse o acesso remoto à consulta dos dados.
Com a conclusão e a avaliação dos projetos encontrados na pesquisa, foi possível identificar e definir os recursos necessários para a construção do projeto.Com o projeto definido, a próxima etapa foi a implementação.
Nesta etapa foram adquiridos os sensores e equipamentos necessários, e o desenvolvimento foi iniciado.
A plataforma utilizada foi a plataforma ESP 8266 NODE MCU, em conjunto com os módulos sensores Bmp280 e de chuva. A plataforma Iot do Arduino foi utilizada para o registros das informações formações em tempo real.
O Projeto Desenvolvido
A imagem abaixo ilustra o projeto desenvolvido.
Conclusão
Com esse projeto podemos concluir que as plataformas eletrônicas, como a ESP8266 e o Arduino, possibilitam a criação de sistemas eficiente e com baixo custo.
A estação meteorológica desenvolvida atingiu os objetivos propostos. E como propostas de trabalhos futuros, pretendemos desenvolver o nosso próprio sistema de armazenamento de dados e exibição das informações em gráfico, e também, aumentar o número de estações
Participações em Eventos
Este projeto foi apresentados em outros eventos conforme ilustra as imagens abaixo:
FECITEX
42ª FETIM no INATEL
FEBRAT
Referências Bibliográficas
Gebert – Matheus – ESTAÇÃO METEOROLÓGICA SIMPLES COM BME280 E ESP32 COM IP FIXO – 2020 – https://www.usinainfo.com.br/blog/estacao-meteorologicasimples-com-bme280-e-esp32-com-ip-fixo/ –STROSCHON, G. R.
Sensor BME280 para Pressão, Umidade e Temperatura. Disponível em: <https://www.usinainfo.com.br/blog/sensor-bme280-paramonitoramento-da-pressao-umidade-e-temperatura/>
.