Professor Orientador: Ivo Guimarães.
Professor Coorientador: Walter Santos.
Integrantes:
GONÇALVES, Heitor Augusto.
DUARTE, Mariana de Paula.
AMORIM, Yorrane Rhaira Souza.
SILVA, Cauã Enrico Diniz da.
ASSIS, Yan Miguel de Oliveira.
Introdução
Todos os anos, muitos brasileiros são vítimas de inundações que integram o histórico das fortes chuvas que assolam o país em certos períodos do ano. Apesar da evolução dos sistemas de previsão do tempo, ainda não é possível contar com um monitoramento em tempo real capaz de prever eventos assim. Com base nesse cenário, a proposta deste trabalho é apresentar uma alternativa de monitoramento e alerta de enchente de baixo custos com o intuito de minimizar os efeitos e trazer mais segurança para a população.
Objetivos
Desenvolver um sistema (protótipo) de monitoramento e alerta de enchentes para minimizar consequências causadas por fortes chuvas, em regiões metropolitanas.
Justificativa
Tendo em vista que os sistemas de previsão do tempo não têm como prever em tempo real a iminência de uma inundação, um sistema de alerta pode minimizar prejuízos materiais e principalmente óbitos. Nos períodos chuvosos, em todo território brasileiro, ocorrem deslizamentos e inundações e, consequentemente, milhares de pessoas são afetadas negativamente. A região metropolitana de Belo Horizonte é um exemplo de área que sofre com os frequentes alagamentos em consequência de ações antrópicas.
Metodologia
Inicialmente, foram realizadas pesquisas para identificar trabalhos relacionados a proposta em questão e em seguida foi feito um levantamento para escolher os componentes eletrônicos (sensores, sirenes, luzes e etc.) mais adequados ao projeto.
Tendo em vista que a ideia era implementar um sistema debaixo custo, optamos pelo Arduino Uno já que é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar. Com o microcontrolador ATmega328, do Arduino Uno, foi desenvolvido um código que fará com que o microcontrolador faça a leitura do nível de água, através de um sensor ultrassônico, e de acordo com nível da água o mesmo irá acionar sirenes, luzes e um painel para que a população esteja ciente dos riscos.
Conclusão
Com base na necessidade de emissão de alertas de enchentes para que a população possa tomar decisões antecipadas, a proposta do protótipo de monitoramento e alerta de enchentes é uma alternativa que pode minimizar os impactos negativos nos períodos de chuvas intensas. Os testes iniciais do sistemas demonstraram que é possível monitorar o nível das águas e de acordo com o mesmo disparar alertas de advertência e, atingindo um nível crítico, até de bloqueios devias.
Referências
FERRARA, Sabrina de Cássia. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA ALERTA DE ENCHENTE EM ÁREAS URBANAS. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA. Disponível em: <https://www.conic-semesp.org.br/anais/ files/2017/trabalho-1000024146.pdf>. Acesso em: 20 out.2023.
VIANA, Jéssica. Projeto de dispositivo de monitoramento e alerta de inundações doVale do Taquari. 2018. Disponível em: <https://univates.br/bdu/handle/10737/1888>. Acesso em: 20 out. 2023.
REIS, R. K. G.; SANTOS, L. C. P.; MATOS, J. A. SISTEMA DE ALERTA CONTRAINUNDAÇÕES SENSORIADO (SAIS) PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS NOAMAZONAS COMO MÉTODO DE PREVENÇÃO AOS RISCOS DAS CHEIAS. Revista GeoNorte, v. 5, n. 20, p. 476-480, 2014. Disponível em: <https://periodicos.Ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1597>. Acesso em: 20 out. 2023.