Introdução
O objetivo desse site é incentivar o usuário a aprender a linguagem de programação python de maneira mais
divertida, dinâmica e simplificada. Tudo isso por meio de um simples e intuitivo minigame.
O que é um algoritmo?
Algoritmo é o próprio código que você vai criar, trata-se de uma receita ou lista de passos que devem ser
seguidos em ordem para concluir uma tarefa, no caso da programação, é uma sequência de comandos que o
programador digita para o computador interpretar e depois te
retornar
um valor. Ex:
Um algoritmo de como andar:
- Mova a perna esquerda
- Coloque a perna esquerda no chão
- Mova a perna direita
- Coloque a perna direita ao lado da esquerda
- Repita isso mais duas vezes
Pronto, agora o comando irá retornar na
saída alguém caminhando.
O que são dados e quais os seus tipos?
Dados representam valores manipulados em um programa de computação e possuem tipos diferentes, alguns deles
são:
- int: Refere-se ao conjunto dos números inteiros.Ex: -1,0,1,2..
- float: Refere-se ao conjunto dos números reais.Ex:-1,-1.5,2.3, 5…
- str: Esse é o tipo de dado string ou texto.Ex: ”Frase”, “Palavra”....
- Booleanos: Representa valores lógicos de “sim” ou “não”, “True” ou “False”. Em python as condições
devem
começar com letra maiúscula.
Variáveis
Variáveis são nomes que representam o local na memória onde os dados são guardados e podem ser
posteriormente
alterados.
Funções do Python
Uma função é um bloco de código que pode ser chamado em outras partes do programa, recebem um valor personalizado(parâmetro) entre os parênteses e alguns já estão pré-programados, como o print() que permite exibir na tela o que estiver dentro dele.
Primeiros Passos(Exemplos)
Para fixar esse conteúdo antes de entrar em alguma fase do jogo observe o seguinte código e se pergunte o
que
ele faz:
Perceba uma coisa, não se utiliza acento na programação a não ser que seja dentro de uma string, isso porque
cada mínima alteração no código o computador entende como sendo um valor diferente, por exemplo,a variável
“var1” e “VAR1” em python são completamente diferentes e não necessariamente precisam estar interligadas.
Agora,você pode estar se perguntando o que esse código faz, caso não tenha entendido vou te explicar:
A variável chamada “variavel1” está guardando no computador o valor ‘string’ que por sua vez é um texto(ao
qual
deve ser delimitado entre aspas simples ou duplas). A segunda linha contém a função “print()”, onde o que
for
colocado nos parênteses será exibido, logo se a variável está dentro dessa função o valor armazenado será
exibido, ou seja, ‘string’ vai aparecer na sua tela.
Listas
Uma lista é simplesmente uma variável capaz de armazenar vários valores dentro de si, de tipos de dados
diferentes e até mesmo outras listas, ex:
Bibliotecas
Bibliotecas são um conjunto de módulos(variáveis, classes e funções), ou de forma mais leiga, códigos
prontos
que visam facilitar seu trabalho como programador. Para adicionar bibliotecas no seu código é necessário
utilizar a função “import”, ex:
import matplotlib.pyplot as plt
O comando “as” serve para nomear a biblioteca “matplotlib.pyplot” com um nome simples que será utilizado
para
chamar seus comandos futuramente.
Comentários
Comentários não são códigos e não afetam os programas, na verdade eles servem para você programador se
guiar,para organização,explicação, etc. Aqui você o define simplesmente colocando “#”:
#Exemplo de comentário: Aqui esse código faz isso e aquilo.
Gráficos
A linguagem python é a mais utilizada para criar gráficos, por isso este é um tópico importante. Uma das
bibliotecas existentes é a “matplotlib.pyplot”. Abaixo acompanha um exemplo com explicações em comentários:
Criando Funções
Além das funções já dispostas pela linguagem você também pode criar suas próprias funções, para isso é preciso seguir alguns passos. Primeiro utilize "def" para indicar que será criado um bloco de código, depois insira o nome da função e entre parênteses acrescente os parâmetros(parâmetros são nada mais que valores que podem ser fornecidos à função quando ela é chamada,elas podem ter zero ou mais parâmetros). Depois será o corpo da função onde você coloca seu código que será executado quando a função for chamada. Por fim o palavra-chave "return" é usada para devolver um valor da função. Este é um passo opcional. Se uma função não contiver essa instrução, ela retornará implicitamente "None". Veja um exemplo de código para você entender: