Introdução

O objetivo desse site é incentivar o usuário a aprender a linguagem de programação python de maneira mais divertida, dinâmica e simplificada. Tudo isso por meio de um simples e intuitivo minigame.

O que é um algoritmo?

Algoritmo é o próprio código que você vai criar, trata-se de uma receita ou lista de passos que devem ser seguidos em ordem para concluir uma tarefa, no caso da programação, é uma sequência de comandos que o programador digita para o computador interpretar e depois te retornar um valor. Ex:
    Um algoritmo de como andar:
  1. Mova a perna esquerda
  2. Coloque a perna esquerda no chão
  3. Mova a perna direita
  4. Coloque a perna direita ao lado da esquerda
  5. Repita isso mais duas vezes
Pronto, agora o comando irá retornar na saída alguém caminhando.

O que são dados e quais os seus tipos?

Dados representam valores manipulados em um programa de computação e possuem tipos diferentes, alguns deles são:

Variáveis

Variáveis são nomes que representam o local na memória onde os dados são guardados e podem ser posteriormente alterados.

Funções do Python

Uma função é um bloco de código que pode ser chamado em outras partes do programa, recebem um valor personalizado(parâmetro) entre os parênteses e alguns já estão pré-programados, como o print() que permite exibir na tela o que estiver dentro dele.

Primeiros Passos(Exemplos)

Para fixar esse conteúdo antes de entrar em alguma fase do jogo observe o seguinte código e se pergunte o que ele faz:

Perceba uma coisa, não se utiliza acento na programação a não ser que seja dentro de uma string, isso porque cada mínima alteração no código o computador entende como sendo um valor diferente, por exemplo,a variável “var1” e “VAR1” em python são completamente diferentes e não necessariamente precisam estar interligadas. Agora,você pode estar se perguntando o que esse código faz, caso não tenha entendido vou te explicar: A variável chamada “variavel1” está guardando no computador o valor ‘string’ que por sua vez é um texto(ao qual deve ser delimitado entre aspas simples ou duplas). A segunda linha contém a função “print()”, onde o que for colocado nos parênteses será exibido, logo se a variável está dentro dessa função o valor armazenado será exibido, ou seja, ‘string’ vai aparecer na sua tela.

Listas

Uma lista é simplesmente uma variável capaz de armazenar vários valores dentro de si, de tipos de dados diferentes e até mesmo outras listas, ex:

Bibliotecas

Bibliotecas são um conjunto de módulos(variáveis, classes e funções), ou de forma mais leiga, códigos prontos que visam facilitar seu trabalho como programador. Para adicionar bibliotecas no seu código é necessário utilizar a função “import”, ex: import matplotlib.pyplot as plt O comando “as” serve para nomear a biblioteca “matplotlib.pyplot” com um nome simples que será utilizado para chamar seus comandos futuramente.

Comentários

Comentários não são códigos e não afetam os programas, na verdade eles servem para você programador se guiar,para organização,explicação, etc. Aqui você o define simplesmente colocando “#”: #Exemplo de comentário: Aqui esse código faz isso e aquilo.

Gráficos

A linguagem python é a mais utilizada para criar gráficos, por isso este é um tópico importante. Uma das bibliotecas existentes é a “matplotlib.pyplot”. Abaixo acompanha um exemplo com explicações em comentários:

Criando Funções

Além das funções já dispostas pela linguagem você também pode criar suas próprias funções, para isso é preciso seguir alguns passos. Primeiro utilize "def" para indicar que será criado um bloco de código, depois insira o nome da função e entre parênteses acrescente os parâmetros(parâmetros são nada mais que valores que podem ser fornecidos à função quando ela é chamada,elas podem ter zero ou mais parâmetros). Depois será o corpo da função onde você coloca seu código que será executado quando a função for chamada. Por fim o palavra-chave "return" é usada para devolver um valor da função. Este é um passo opcional. Se uma função não contiver essa instrução, ela retornará implicitamente "None". Veja um exemplo de código para você entender: