Cartão de Crédito

O cartão de crédito funciona como um empréstimo, onde você tem um prazo(de até 40 dias) estabelecido pelo banco para pagar. Basicamente primeiro você compra e depois paga.

Como funciona o cartão de crédito?

Com um cartão de crédito ativo e com limite, é possível fazer compras à vista, para pagar em uma única vez, ou parceladas. Além disso, você também pode participar de programas de relacionamento da bandeira ou da própria instituição financeira e acumular pontos para trocar por produtos e serviços diversos.

O cartão de crédito já chega com taxa de juros e limite estabelecidos pelo banco. As taxas normalmente são padrão, mas o limite é definido com base na renda.

Anuidade: Taxa anual para uso do cartão de crédito. As instituições normalmente cobram o valor de forma mensal.
Juros rotativos: Quando o usuário do cartão não paga o valor total da fatura do cartão de crédito, começa a utilizar os juros rotativos.Um dos juros mais altos do mercado.
Avaliação emergencial: Se o cartão já está sem limite e você precisa fazer uma nova compra com ele, pode ter de pagar a tarifa de avaliação emergencial de crédito. Em média, os principais bancos cobram cerca de R$20 a cada solicitação de aumento de limite.
Saque: Ao utilizar o cartão de crédito para sacar dinheiro no Brasil ou no exterior, será preciso pagar uma tarifa por isso.
Segunda via do cartão: Normalmente também é preciso pagar uma taxa caso solicite a emissão de um novo cartão por perda, roubo ou furto.

Vantagens

Esse tipo de cartão costuma trazer muitas vantagens. Afinal, ele faz tudo que o dinheiro faz e até mais. Além disso, o cartão de crédito oferece conveniências que o dinheiro não consegue proporcionar,como:

Maior segurança

Carregar o seu cartão de crédito na carteira ao invés de dinheiro em espécie traz menos riscos. Para o caso de perda ou roubo, basta bloqueá-lo.

Facilidade para pagar

O consumidor geralmente possui até 40 dias para pagar a fatura antes de entrar nos juros. Isso ajuda bastante, pois dá um certo tempo para pessoa pagar e planejar como irá pagar e etc.

Pontos

Muitos cartões de crédito oferecem de relacionamento onde você pode troca pontos por prêmios, milhas, bônus, descontos e muito mais. Também podendo aproveitar descontos em diversos estabelecimentos por meio de parcerias, trocar suas milhas por passagens aéreas, trocar pontos por prêmios e muito mais.

Desvantagens

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as desvantagens do cartão de crédito muita das vezes estão relacionados aos usuários e sua organização com este meio de pagamento. É necessário um certo controle e uma boa “cabeça” ao se ter um cartão de crédito. Não é simplesmente deixar de pagar no presente, precisa ter uma programação para se pagar no futuro.

Compras impulsivas

Devido ao limite de crédito, o cartão traz uma sensação de poder, mas não completa. Sua renda não aumentará, você deve pagar por tudo que comprar - ou até mais, dependendo dos juros. Com crédito frouxo e prazos de pagamento cada vez maiores, muitas pessoas não com seguem se controlar e acabam endividadas.

Juros Altos

Em caso de atraso ou parcelamento de pagamento, os juros tendem a ser altos, o que dificulta na hora de pagar essa dívida.

Fraudes

Embora seja mais seguro do que carregar dinheiro na rua, o cartão pode ser clonado. E nem sempre é fácil provar que você não fez uma compra. Portanto, é preciso ter muito cuidado.

Cartão de Débito

Diferente do crédito, onde você paga só depois, o cartão de débito faz a cobrança do valor de forma quase instantânea, descontando do seu saldo atual.

Como funciona o cartão de débito?

Funciona vinculado direto à conta corrente ou poupança. Para você poder utilizar esta função, recomenda-se possuir saldo suficiente para a transação

O cartão de débito é excelente opção para evitar acúmulo de dívidas, uma vez que o pagamento será quitado na hora da compra. Dê preferência à função de débito para os gastos cotidianos. Também é muito utilizado para agilizar a entrega das compras, já que o pagamento é processado e aprovado de forma rápida.