Professora Orientadora: Renata Almeida Lima.

Professor Coorientador: Paulo Henrique Rodrigues.

Integrantes:

Arthur Cantarutti.
Arthur Phillipi.
Isaque Victor.
Izabella Alves.
Kayanne Kelly.
Leandro Fernandes.
Sofia Helena. Thiago Augusto.

Introdução

Nosso projeto visa o desenvolvimento de um jogo estilo Role-playing game (RPG) em 2 Dimensões que tem por objetivo principal realizar uma crítica a sociedade.

Aderimos a esta ideia por que acreditamos que a sociedade ainda encontra percalços em suas relações, principalmente nas relações sociais, onde os semelhantes são tratados de maneira errônea e equivocada.

A questão problema deste projeto é como trabalhar os problemas das relações humanas e conscientizar os usuários por meio de um game.

Objetivos

Nosso principal objetivo realizar um reflexão ao público em relação às suas atitudes e modo de pensar. Queremos que o público observe os eventos históricos e principalmente a atualidade com outros olhos, tendo como ponto de observação que a vida importa. E, que após esta nova visão sobre a sociedade, as pessoas possam distinguir suas atitudes, modo de agir, pensar, falar, do ponto onde se encontram para um mais favorável.

Metodologia

Após uma pesquisa sobre o tema de nosso jogo, chegamos a uma conclusão que seria sobre “A relevância da vida para a sociedade”, onde tivemos com principal inspiração para o projeto, a frase de Paulo Freire “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” E, que a partir dela, iriamos fazer uma crítica a respeito disto. Então, com o roteiro em mãos, começamos a desenvolver.

Como Engine para o nosso jogo, utilizamos a plataforma Game Maker e para as músicas, utilizamos o Band Lab.

O contexto de nosso jogo se passará numa guerra dos anos 90 que se chama “Guerra da Bósnia”. 

Decidimos iniciar o projeto, após o roteiro, pelo design e músicas. Após todo este trabalho ser concluído, passamos para a parte da programação.

Conclusão

Com a conclusão deste projeto, entendemos que o jogo retratou a crítica proposta com sucesso.

Conseguimos notar que realmente a sociedade precisa de mudanças, principalmente nas relações sociais, no modo de tratar seu semelhante,  na valorização da vida.

Se nós somos a sociedade, a mudança precisa partir de cada um de nós.

Referências

FAGUNDES, André. Jogos como provocações críticas, um estudo do jogo V de Vinagre e as revoltas de junho de 2013 – 2015 – Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3360-1.pdf Acesso em: 20 de abril de 2023.

GIACOMO, Fred. 10 jogos para entender os news games no mundo, 2016.Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/newsgames/10-jogos-para-entender-os-newsgames-no-mundo Acesso em: 20 de abril de 2023.

Trabalho – Mankind