Professora Orientadora: Veraci Ferreira.

Professor Coorientador: Rubens Palhares.

Integrantes:

SALLES,Caio de Souza.
SANTOS, Carlos Henrique Trindade.
REZENDE, Emanuel Silva.
NASCIMENTO, Gustavo Fagundes do.
NUNES, Luan Fernando dos Santos.
OLIVEIRA, Maria Rafaela Leite Donegal.
PAIVA, Olavo Nicolas Queiroz de.
COSTA, Sarah Amaral.
VIERA, Thalles Henrique Manini.

Introdução

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do projeto Jardim inteligente com irrigação automática. Também, tem como proposta, a elaboração e a implementação de uma prática educacional multidisciplinar que visa e integrar o uso da tecnologia na jornada de aprendizagem dos alunos do ensino médio, servindo de ponto de partida para as escolas integrarem a robótica e a Linguagem de programação em seu currículo. A proposta é automatizar e otimizar o processo de utilização de água nas plantas, com a implantação de sensores que, controlam e irrigam de forma automática, sempre com a quantidade de água necessária para regrar a planta. Tendo como referência a importância da sustentabilidade na sociedade, observa-se que esse projeto possui grande importância ao propor o desenvolvimento de novas tecnologias que visam a economia de recursos hídricos.

Objetivos

GERAL

Implementar uma solução de automatização de irrigação de jardins.

ESPECÍFICOS

Promover a prática educacional no contexto da Robótica;
Automatizar um jardim com equipamentos de baixo custo.

Metodologia

Este é um projeto de aplicação tecnológica, e sua metodologia foi dividida em quatro etapas: pesquisa, projeto, implementação e testes. A primeira etapa foi a pesquisa, onde buscamos na literatura sobre projetos similares já existentes. A segunda etapa foi a construção do projeto, que desenvolvido com base nos projetos encontrados na literatura. Foi definido que seriam necessários os seguintes componentes no projeto: Arduíno Uno, protoboard, sensor de umidade, potenciômetros, válvulas solenóides, “relé”, visor LCD, e válvulas. O protótipo foi validado com testes em campo com a utilização de um jardim real. Todo o processo foi documentado.

O Projeto Desenvolvido

Figura 1: O projeto desenvolvido.
Fonte: Dados da Pesquisa.

Conclusão

Com esse projeto podemos concluir que os projetos com o arduíno além de estimular a capacidade criativa e possibilitam o desenvolvimento de soluções simples, práticas e de baixo custo. Como proposta de trabalhos futuros, pretendemos implementar essa solução na nossa escola, construindo uma pequena horta automatizada.

Referências Bibliográficas

Meu Verde Jardim – Dicas de jardinagem para todos! Disponível em: https://meuverdejardim.com.br. Acesso em: 26 set. 2023.
Lavoura10. Disponível em: https://blog.aegro.com.br. Acesso em: 26 set. 2023.
PAISAGISTA, P. DE. Por que investir em irrigação automatizada no jardim. Disponível em: https://papodepaisagista.com/por-que-investir-em-irrigacao-automatizada-no-jardim/#:~:text=A%20automa%C3%A7%C3%A3o%20bem%20planejada%20e. Acesso em: 26 set. 2023.
TerraMagna | Crédito inteligente para o agro. Disponível em: https://terramagna.com.br. Acesso em: 26 set. 2023.

Trabalho – Jardim Inteligente