Professora Orientadora: Luiz Henrique.

Professor Coorientador: Rubens Palhares.

Integrantes:

FAUSTINO, Ana.
ALMEIDA, Gabrielle.
GOMES, Nicolly.
ANDRADE, Vinicius.

Resumo

O projeto EZ HELP Gestão de Chamados por softwares livres é a modificação do programa GLPI que visa organizar e gerenciar rotinas operacionais de uma autarquia, empresa ou repartição pública, ajudando na otimização, gerenciamento e solução de problemas de processos que deverão ser realizados ao longo do expediente. Por meio do API GLPI, a plataforma será modelada para atender as necessidades do usuário de forma prática e eficaz, contando com um sistema de login, o usuário poderá acessar suas respectivas rotinas operacionais referente ao seu nível de comando podendo atribuir tarefas a serem realizadas ao longo do dia. Inspirado em plataformas de Service Desk, o projeto atua na resolução de problemas internos de determinado setor que o utiliza, sendo reportado a
toda gestão, podendo ser modificado para atender demandas semelhantes em outros setores.

Objetivo

Foi apurado pela Defesa Civil, a necessidade de uma resolução para o acesso de determinadas atividades a serem realizadas, que anteriormente eram divulgadas por meios inviáveis e também o carecimento de um armazenamento adequado de tais informações para acessos futuros, o que é uma queixa constante em outras áreas. A proposta é gerenciar tais demandas para que o serviço realizado se torne mais efetivo.

Metodologia

Primeiramente houve a apuração de maiores demandas da Defesa Civil de Contagem para organização de gerenciamento das suas rotinas operacionais. O levantamento destas demandas ocorreu através de reuniões e pesquisas com funcionários da Defesa Civil. A Segunda etapa iniciou-se com o tratamento dos dados da pesquisa e das reuniões com a Defesa Civil, para definição do código aberto e suas funções do programa GLPI. Na terceira etapa, o desenvolvimento do projeto. Utilizando o GLPI, modificando-o de acordo com as demandas levantadas na pesquisa e relatadas no processo. Por fim, o programa foi instalado para avaliação pelos funcionários da Defesa Civil de Contagem e adequação de necessidades. Esta implantação será gradual e setorizada, para maior acompanhamento e solução de possíveis problemas.

O Projeto Desenvolvido

A customização do GLPI foi finalizada em Junho de 2023 e implementado como teste no servidor da Defesa Civil de Contagem. Atualmente, buscamos aprimorar a plataforma a fim de suportar os chamados requeridos para a temporada de Chuva mediante a solicitação da Defesa Civil. No geral não existem grandes problemas a serem solucionadas, a plataforma customizada e adaptada pode ser utilizada perfeitamente.

Tela de Login.
DashBoard.

Referências

https://glpi-project.org/pt-br/. Acesso em: 25/03/2023

https://www.zendesk.com.br/lp/nb-support/. Acesso em: 15/07/2023
https://www.freshworks.com/br/ Acesso em:15/07/2023
https://asana.com/pt Acesso em:15/07/2023

Trabalho – EZ HELP: Gestão de chamados por softwares livres “GLPI”