Professor Orientador: SILVA, Célio A.
Professor Coorientador: SANTOS, Walter.
Integrantes:
ALVARENGA, Felipe B.
DIAS, Isabela S.
MADEIRA, Ivan S.
MACIEL, Guilherme D.
MARTINS, Kaiky L.
QUEIROZ, João P.A.
REIS, Gabriel V.
VILAÇA, Donato R.
tms.mostra@gmall.com
Resumo
O trabalho consiste em estudar a área de tráfego pelos arredores de Contagem, visando abranger formas de melhorar o fluxo de carros, e consequentemente evitando grandes números de engarrafamentos.
Introdução e Objetivos
O principal foco do TMS é a aplicabilidade de um software de gerenciamento de trânsito que visa a análises de dados envolvendo os semáforos. Temos como objetivos: apontar as vulnerabilidade dos atuais sistemas de semáforo; melhorar o fluxo transicional dos veículos; criar novas ferramentas estatísticas para uma melhor análise e gestão do trânsito; desenvolvimento de tecnologias para o tratamento e gestão desses dados.
Metodologia
Inicialmente, daremos início ao processo de investigação e análise, o qual envolverá a realização de pesquisas detalhadas acerca das soluções existentes no mercado.
Posteriormente, após a conclusão da etapa de pesquisa e análise, será dado início ao processo de desenvolvimento do software em si, que contará comas mais modernas técnicas e tecnologias disponíveis no mercado, a fim de proporcionar uma análise dedados mais precisa, completa e eficiente.
Por fim, concluiremos o processo com a criação e implementação de um motor de processamento altamente avançado, que garantirá
uma eficiência ainda maior para as análises estatísticas realizadas pelo software, conferindo assim um alto nível de confiabilidade e precisão aos resultados obtidos.
Resultados e Discussões
Espera-se que o projeto alcance níveis altos de demanda, como a própria utilização do nosso sistema aplicado nos semáforos das ruas de Contagem, ou adicionando nos que não possuem o sistema de contabilidade de carros ou até mesmo substituir
alguns, tendo a utilização da própria TransCon.
Conclusão
Ao abordar as vulnerabilidades dos sistemas de semáforo atuais, melhorar o fluxo de veículos, criar novas ferramentas estatísticas e desenvolver tecnologias adequadas, é possível alcançar uma gestão de tráfego mais eficiente, reduzir congestionamentos e promover a segurança nas vias urbanas.
Referências Bibliográficas
AHMED, Ghufran. Automated Real-Time Intelligent Traffic Control System for
Smart Cities Using Wireless Sensor Networks. Hindawi, 2020. Disponível em: <https://www.hindawi.com/journals/wcmc/2020/8841893/>. Acesso em: 10 abr. 2023.
DAER Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, maio 2018. Disponível em: <www.daer.rs.gov.br/contagem-volumetrica-classificatoria-de-tráfego>. Acesso em: 10 de abr. de 2023.