JUSTIFICATIVA

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido pela sigla Enem, é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

Sua importância aumenta a cada ano, já que a tendência é de que as provas, realizadas em dois dias consecutivos, substituam definitivamente o vestibular. Além disso, o Enem é considerado um dos maiores exames do mundo, com milhões de inscritos em todo o país.

Muitos alunos, embora saibam da existência do ENEM e da sua importância  não entendem como é a organização da prova e todos os benefícios que ela pode trazer.

Por esta razão, é de suma importância que o conhecimento acerca do ENEM seja trabalhado com os estudantes para que eles estejam preparados para a realização da prova.

OBJETIVO GERAL

Realizar uma semana voltada ao ENEM, onde vamos apresentar aos alunos toda estrutura do ENEM e suas possibilidades abordando temas como, PROUNI, SISU, vestibulares, cotas, TRI, estratégias de resolução de questões, interpretação de questões e habilidade e competências necessárias cobradas na prova.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Apresentar aos nossos alunos, toda estrutura do ENEM e suas possibilidades de aproveitar a nota para ingressar na faculdade.
  • Incentivar nossos estudantes a fazer a prova do ENEM
  • Apresentar e tirar dúvidas dos cursos de nível superior na área da Informática e Tecnologia.

METODOLOGIAS

  • Palestras
  • Aulas interdisciplinares abordando os temas e conteúdos que mais caem na prova do ENEM
  • Gincana do Conhecimento.

SOBRE A GINCANA

  1. Os alunos serão divididos em 2 equipes, turmas do A e do B. Cada equipe deverá ter um nome que lhe represente. 
  2. Cada equipe deverá ter 6 lideres, sendo 2 de cada ano, para as tomadas de decisões.
  3. A gincana acontecerá no sábado, dia 24/08/24 das 08:00 as 11:30 e terá atividades onde as equipes, através de seus lideres terão que se organizar e selecionar os participantes. Os lideres também poderão participar das atividades caso queiram, porém o mesmo aluno, líder ou não, não poderá realizar mais de 2 tarefas. Ou seja, cada aluno poderá participar de no máximo de 2 tarefas.
  4. A gincana será composta por atividades lúdicas e pedagógicas que terão perguntas sobre o ENEM, tanto das palestras que foram ministradas ao longo da semana quanto de questões que podem cair na prova do ENEM. Atividades como Jogo da trilha, Torta na cara, Descubra o Enigma, Passa o Repolho entre outras…
  5. Haverá também tarefas relâmpagos, que sempre estarão relacionadas ao ENEM.
  6. A equipe que somar mais pontos ganhará um brinde surpresa.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

TAREFAS RELÂMPAGO:

  1. Três integrantes de cada equipe terá 30 min para produzir uma peça publicitária para ser colocada no Instagran sobre o ENEM. A peça pode ter mais de uma página. A peça será julgada por uma banca composta por professores e alunos que não saberão a quem pertence cada publicidade. A que estiver mais completa e agradar aos jurados, ganhará 10 pontos
  • Redação do ENEM – 1 pessoa de cada equipe terá 30 minutos para desenvolver uma redação conforme as instruções do ENEM. A redação será corrigida de acordo com os critérios do ENEM e a equipe poderá ser pontuada em até 50 pontos.
  • 4 alunos que estejam com tudo que é obrigatório para fazer a prova do ENEM. Documento original com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, identificação de conselhos de classes ou certificado de reservista) e Caneta preta de tubo transparente. Cada aluno deverá preencher corretamente o cartão resposta do ENEM e responder corretamente, 4 questões do ENEM, em até 16 min. Para cada acerto (da folha resposta e das questões) a equipe ganhará 5 e cada erro a equipe perderá 3 ponto. Não responder será considerado erro.
  • Será sorteado pela equipe organizadora 1 aluno de cada equipe para citar 3 cursos de nível superior na área de informática, em modalidade presencial, que tem no estado de Minas Gerais e suas universidades. Atenção não pode repetir a universidade. 10 pontos.
  • O início das atividades será as 08:00 a equipe que tiver menos membros atrasados (sem tolerância) ganhará 10 pontos.

ENIGMA

          Os líderes receberão a primeira pista dos organizadores no início da gincana. A equipe que desvendar primeiro corretamente o enigma ganhará 200 pontos. A 2ª equipe que desvendar corretamente o enigma ganhará 100 pontos.

Trilha do Conhecimento

          (5 integrantes de cada equipe. Serão até 8 perguntas sendo 2 de cada área do conhecimento. 1 aluno de cada equipe ficará na trilha e os outros 4 serão responsáveis por resolver as questões. As equipes terão 2 min para responder cada questão. A equipe que responder corretamente avançará 1 casa, a equipe que responder errado recuará 1 casa e se não responder ficará na mesma casa que está. Cada acerto valerá 5 pontos e quem ganhar a trilha somará mais 10 pontos finais em caso empate as 2 equipes ganharão os 10 pontos)

Torta na cara

Serão 6 integrantes de cada equipe e 12 perguntas aleatórias sobre as palestras realizadas ao longo da semana e conhecimentos diversos do ENEM. A cada pergunta, 2 alunos de cada equipe ficarão próximo a mesa de luzes. O professor realizará a primeira pergunta. O aluno que apertar o botão e acender a luz primeiro terá que responder a pergunta. Cada pergunta respondida corretamente o participante dará uma torta na cara do adversário. Cada pergunta respondida incorretamente o adversário dará a torta na cara de que respondeu errado. Cada reposta correta a equipe ganhará 5 pontos e cada reposta errada a equipe perderá 3 pontos.

Trilha tabuleiro

Objetivo do jogo: Completar o percurso em primeiro lugar

Regras: O tabuleiro tem 30 casas. Um dado determina o número de casas que o jogador deve percorrer a cada jogada. A cada casa que o jogador parar deverá executar a tarefa que está escrita na casa. Nas casas que não tem nada escrito o jogador irá sortear uma carta e responder a pergunta que está nela. Caso acerte a pergunta ele deverá permanecer na casa. Caso o jogador erre a pergunta deverá retroceder a última casa que jogou o dado.  

Todos saem da casa de número 0 e começa quem conseguir a maior pontuação no dado. A cada jogada, o dado é lançado novamente e o jogador anda a quantidade correspondente, avançando ou retrocedendo quando cair nas casas “especiais”. Ganha quem chegar primeiro ou ultrapassar o número 30.

Cada equipe será composta por 5 integrantes. 1 aluno de cada equipe ficará na trilha e os outros 4 serão responsáveis por resolver as questões. As equipes terão 2 min para responder cada questão.

A equipe vencedora ganhará 100 pontos.

Repolho

10 alunos de cada equIpe sentarão formando uma roda e um “repolho” vai passar de mão em mão enquanto toca uma música. Quando a música parar o aluno que estiver com o repolho na mão terá que tirar uma folha do repolho e responder a pergunta que tem nela. O participante terá no máximo 30 seg. para responder. Cada reposta correta a equipe ganhará 5 pontos, cada resposta errada a equipe perderá 3 pontos. Não responder será considerado erro. O participante terá no máximo 30 seg. Para responder.

CRONOGRAMA

08:00 – Boas vindas aos estudantes, e explicar as atividades do dia. Entregar o envelope com a primeira pista do Enigma

08:10 –Trilha do tabuleiro

08:40 – Tarefa relâmpago numero 01

08:45 – Prova do Repolho

09:20 – avaliação da tarefa relâmpago 01

09:25 – Tarefa relâmpago numero 02

09:30 – Trilha do conhecimento

09:55 – Tarefa relâmpago numero 04

10:00 – Lanche

10:20 – Tarefa relâmpago numero 03

10:30 – Torta na cara

11:00 – Tarefa relâmpago numero 05 e Tempo limite para entrega do Enigma

11:25 – Contagem dos votos e divulgação da equipe vencedora